BATMAN #159 (925)
Na última vez em que vimos Charada na série em quadrinhos do Batman escrita por Chip Zdarsky, o vilão havia se reinventado mais uma vez, desta vez como um gênio da tecnologia e CEO de sua própria empresa de criptografia, a Nygmatech, financiada por sua criptomoeda chamada “Questeum”.
O Homem-Morcego e o ex-comissário Jim Gordon conseguiram impedir o plano de Nygma envolvendo uma tecnologia de controle mental, e na edição final (#157), descobrimos que ele já havia conseguido sair sob fiança.
Graças ao segundo capítulo de Batman: Silêncio 2, uma minissérie em doze partes de Jeph Loeb e Jim Lee, tivemos a volta do Charada e com um visual dramaticamente novo: cabeça raspada, botas e calças de estilo militar, um porte físico inexplicavelmente mais robusto e uma tatuagem de ponto de interrogação no olho esquerdo.
“Charada para você: por que nos ajudaria?”, pergunta o Asa Noturna, intrigado com o fato de a Batgirl ter permitido que Nygma entrasse no esconderijo da Oráculo.
“Resposta: vocês não entendem o Silêncio como eu entendo,” respondeu. “Vocês vão precisar de toda a ajuda possível, Dick. Você, a Barbara. Até o Bruce.”
A edição 159 da revista atual do Batman, que dá seguimento à saga Batman: Silêncio 2, está dividindo os leitores por, entre vários fatores, fazer o Homem-Morcego quebrar a sua maior regra: não pegar em armas de fogo.
Thomas Elliot, o Silêncio, está de volta e pretende arruinar a vida de Batman de alguma forma, usando para isso os aliados mais próximos do Homem-Morcego. Na edição atual da revista, Jason Todd volta a ter problemas com Bruce Wayne e, durante um combate entre os dois, o Homem-Morcego segura uma das armas de fogo do Capuz Vermelho e a aponta contra ele.
A briga dos dois aconteceu pelo Batman ter salvado a vida do Coringa na edição 158. Elliot deixou o vilão para sangrar até a morte, e o Homem-Morcego simplesmente não conseguiu permitir que isso acontecesse. Jason, que no passado foi torturado e assassinado pelo Palhaço do Crime, interpretou a atitude de Bruce como uma "traição final" e se voltou contra seu mestre mais uma vez.
A briga foi intensa, mas Batman e Capuz Vermelho chegaram a um impasse quando apontaram pistola um para o outro. Jason sabia que Bruce nunca puxaria o gatilho, por isso, conseguiu nocautear o Homem-Morcego. Quando o Batman acordou percebeu que o Coringa e o Capuz Vermelho desapareceram.
No final, o Batman fica com suspeita de que o Capuz Vermelho está trabalhando com o Silêncio, e a história parece estar configurando uma grande guerra na Batfamília — o que também está incomodando alguns leitores.
Com roteiro de Jeph Loeb e arte de Jim Lee, a sequência de Batman: Silêncio está sendo publicada nas páginas da atual série em quadrinhos do Batman.
Serão 12 edições ao todo. Seis publicadas entre Batman #158 e #163 este ano, e outras seis em 2026.














Comentários
Postar um comentário