Seja Bem-vindo!

Este é o Blog do Kid Krypton, onde os dcnautas de carteirinha podem ter acesso a vários previews da DC Comics, tem também um guia de episódios do seriado Smallville e notícias sobre o
Eisner Awards, o oscar dos quadrinhos.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

DARK NIGHTS: METAL #1

A Liga da Justiça utilizar armaduras para batalhar não é exatamente uma novidade. Na minissérie JLA Classified: Cold Steel (inédita no Brasil), cada membro da equipe usa armaduras de batalha para enfrentaram um mal que está no espaço. Contudo, isso é mero detalhe e apenas ilustra o início da primeira edição da minissérie. O importante aqui é perceber que Carter continua sua narração, respeitando a tradição estabelecida nos dois especiais anteriores.
86-89-A montanha dos Desafiadores, sumida há muito tempo, agora foi transportada por Snyder para Gotham City, o que mantém sua tradição de reaproximar diversos conceitos do Universo DC do Homem-Morcego. Antigamente ela ficava no Colorado.
Obviamente, o anel de Hal Jordan detecta alguma energia estranha lá dentro e os heróis descobrem os Desafiadores originais lá dentro. Criados por Jack Kirby, Dave Wood e Joe Simon, eles são Prof. Haley, June Robbins, Rocky Davis, Red Ryan e Ace Morgan. Destaque também para a revelação da nova iteração de Kendra Saunders como líder desta releitura dos Falcões Negros, quem o Batman denomina como “uma espécie de equipe secreta antiapocalíptica” que o estava vigiando. Isso acontece em Forge e edições passadas de Grandes Astros: Batman. Há uma razão para isso.
90-91-Um pouquinho de história: Kendra Saunders foi criada por David S. Goyer e James Robinson em 1999. Era a nova versão da Moça-Gavião. Nos Novos 52, apareceu primeiro na Terra-2, assim como o Tornado Vermelho, que está aqui na Ilha dos Falcões Negros. Novamente ela é a mais nova reencarnação de Chay-Ara, ou seja, cronologicamente ela tem mais proximidade com a continuidade pré-Flashpoint.
Sobre a Ilha dos Falcões, ela existe nos quadrinhos desde 1941 e ficava no Oceano Atlântico. Na década seguinte, quando os personagens passaram a ajudar os japoneses, passou-se a ter o Pacífico como lar deles, o que dura até agora. Noite de Trevas – Metal estabelece agora que essa também era a base de operações de Carter Hall, o que faz certo sentido.
92-95-Muito bacana essa volta ao passado que Snyder proporciona. Há muitas referências aqui e para amarrá-las, o autor escolheu Carter Hall como epicentro. Reuniu, portanto, os antigos Falcões Negros, uma das versões do Starman (Will Payton, criada nos anos 1980 por Roger Stern e Tom Lyle – ganhou HQ própria, que saiu no Brasil em DC 2000, da Ed. Abril), Will Magnus e os Homens-Metálicos, F.U. Turo e o Tornado Vermelho e os Desafiadores originais. Todos tentaram descobrir a origem do Metal Enésimo (entre outras aventuras).
Flash e Kendra conversando só comprovam o que desconfiávamos desde o começo da saga: que este metal veio do outro lado do planetário multiversal – o lado sombrio ou Multiverso de Trevas! Enquanto Kendra explica para a Liga o que ela descobriu em anos de pesquisa temos a informação do que motivará Metal como um todo: a teoria dela é a de que “um ser mais antigo que o universo tem vigiado o Batman há milhares de anos, de um Multiverso de Trevas”, como diz o próprio Superman. Descobrimos também que era isso o Batman vinha investigando nos últimos meses nas histórias escritas por Snyder.
96-97-As referências do Tornado Vermelho a um dragão podem estar relacionadas à Bíblia e ao Apocalipse 12:3-4:
[3] E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. [4] E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
O dragão era Satã, derrotado por um exército de anjos. Vamos deixar isso de lado por enquanto, mas talvez seja útil no futuro. De qualquer forma, falando nesses seres, o Batman usa um dos dragões da Ilha para escapulir de lá e deixar seus colegas se virando com Kendra e o ataque do Tornado. Agora ele precisa encontrar respostas para o puríssimo Metal Enésimo que tem em mãos.
98-102-Aqui o bicho pega! Batman está voltando à Batcaverna para investigar o Metal Enésimo enquanto temos o vislumbre do elmo do Sr. Destino falando sobre as versões horripilantes do Morcego que veremos mais adiante na saga. A outra pessoa falando parece ser tanto John Henry Irons como um dos Homens-Metálicos – é melhor esperar para termos certeza, não é mesmo?
O diário de Carter, que está nos dando informações desde o início, finalmente correlaciona a Casa dos Wayne a Barbatos. Ele nos revela que a tribo do morcego é a tribo de Judas (olha a Bíblia aí novamente!) e prevê um ataque em massa daqueles que seguem a divindade. Segundo ele, a culpa é do filho da Casa dos Wayne (Bruce, no caso, não Damian). Convergindo tudo que vimos até agora de forma coesa e misteriosa, a história de detetive ganha uma conveniência e uma surpresa. A conveniência? Batman encontrar o diário de Carter em seu próprio lar. A surpresa? Vejam vocês mesmos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário